Univ. Fed. de Viçosa - MG- Brasil) registra espécie rara de serpente na Zona da Mata

Segundo os observadores, o réptil nunca havia sido registrado em Minas Gerais. Ele foi encontrado na Serra do Brigadeiro. A informação foi divulgada pela assessoria da instituição na última semana. O réptil, conhecido como “Tropidophis paucisquamis” foi encontrado na Serra do Brigadeiro. Segundo os observadores, o animal nunca havia sido registrado em Minas Gerais.

De acordo com informações da UFV, a serpente já foi encontrada em outros estados do país, em cadeias de montanhas, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Ainda conforme a universidade, o responsável pelo registro foi o estudante de Ciências Biológicas, Leandro de Avelar Oliveira, sob orientação do professor, Renato Neves Feio.

Conforme o estudante, a descoberta amplia o conhecimento sobre a espécie e fornece pistas para que se estude questões relacionadas à conservação da espécie.
A espécie Tropidophis paucisquamis é uma rara serpente de pequeno porte, de aproximadamente 30 centímetros, da Mata Atlântica. Ela passa grande parte do tempo em árvores e bromélias, onde caça as presas, basicamente lagartos e sapos.
Segundo os pesquisadores, o réptil tem hábitos noturnos e não tem dentes capazes de injetar peçonha. Uma característica curiosa da espécie é a capacidade de expelir sangue dos olhos e da boca como forma de afastar predadores.
Referencia:
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2019/07/14/pesquisadores-da-ufv-registram-especie-rara-de-serpente-na-zona-da-mata.ghtml acesso 15/07/2019

3 Likes

This topic was automatically closed 60 days after the last reply. New replies are no longer allowed.